Histórico

O IPB nasce da mudança estatutária da Associação de Mútuo Auxílio para Promoção do Estudante – AMAPE, que desde 1994 idealiza, produz e apóia projetos sócio-culturais. Com o passar dos anos, sua atuação se tornou cada vez mais forte no terceiro setor, realizando atividades culturais e educacionais não comerciais. Assim, em 2008 houve a necessidade de mudar o estatuto e a razão social para caracterizar um trabalho ainda mais abrangente.


A AMAPE também foi responsável pela produção de projetos culturais de caráter social realizados pela empresa Plataforma Brasil Holanda, desde 2002 especializada em intercâmbio cultural de artistas internacionais com profissionais brasileiros dirigida por Coraly Pedroso e Joelke Offringa, ambas fazem parte da diretoria do Instituto Plataforma Brasil.

A experiência e conhecimento do IPB surgem da convergência dos trabalhos da AMAPE e da empresa Plataforma em uma grande quantidade de projetos realizados no Brasil e em diversos países. Por este motivo, daremos crédito pela realização dos projetos realizados pela parceria AMAPE-Plataforma ao Instituto Plataforma Brasil – IPB.

Em 2009, o IPB foi aprovado como Pontão de Cultura pelo edital do Ministério da Cultura, recebendo o título de Pontão de Interações Estéticas Internacional Plataforma Brasil. Um convênio com o Governo Federal que visa a articulação internacional entre Pontos de Cultura e organizações culturais internacionais.